Em 14/nov/2020 assisti uma palestra excelente do veterinário Mestre e Doutor Fernando Bretas sobre condicionamento físico para cães, mediada pelo veterinário, criador e juiz Claudio Rossi e promovida pela CBKC.
A corrida de rua é uma das atividades físicas mais praticadas em todo o mundo. É simples, fácil e pode ser praticada por qualquer pessoa, em qualquer idade! Mas não podemos deixar de realizar a avaliação médica e procurar um profissional de educação física, afinal, saúde em primeiro lugar!

E que tal correr junto com nossos companheiros de 4 patas? Melhor ainda, não é mesmo!
A atividade física é ótima para os cães, para a saúde e bem estar, além de ser muito boa para as exposições de beleza!
Mas assim como nos humanos, eles também precisam de uma avaliação com o veterinário antes de iniciar uma atividade física. Imagine uma displasia coxofemoral escondida ou uma cardiopatia ainda não detectada, ao invés de melhorar a saúde dos nossos amigos, podemos piorá-la!
Outro fato importante que vi na palestra é a que literatura não é muito grande quando se fala em condicionamento físico, portanto, aliar a nossa observação do comportamento do cão durante o exercício é fundamental! Assim aprenderemos sobre a intensidade e duração dos treinos na prática, junto com nossos cães.
Porte e Raça
É muito importante não desprezar as funções de cada raça antes de sair para a corrida. Não será uma atividade prazerosa para um cão de companhia ou para aqueles que não tem aptidão, como os dachshunds (salsichinhas! será estressante para a coluna deles) e os braquicefálicos (aqueles de focinho curto como os buldogues e pugs, por exemplo, que terão dificuldade de respiração).
Já o porte pequeno, médio é grande, é fácil de perceber que o tamanho das pernas deles influenciará demais no tamanho da passada e em como eles vão nos acompanhar! Não da para correr com o nosso salsichinha, o que para nós humanos pode ser um trote, para eles será uma corrida no máximo esforço como se fosse uma corrida de 100m rasos, e, é claro que fará mal para ele. Mas no outro extremo, um ser humano em trote ou em caminhada rápida, para um Dog Alemão adulto não representará o mínimo esforço para ele.
A grande dica aqui é escolher a atividade certa para a raça certa… em última instância, até mesmo influenciar na escolha de um filhote. Todos eles são capazes, dentro de suas limitações claro! Cães menores, caminhada, cães maiores, uma corrida.


Frequência
E quantas vezes podemos praticar a corrida com eles? Todos nós precisamos de descansos e tamanho desse descanso esta diretamente ligado a atual condição física (iniciantes ou avançados), e intensidade da atividade feita: uma corrida leve ou forte, subidas ou planos.
Mas no geral podemos dizer que treinos leves podem ser feitos dia sim e dia não. Pensando que passamos por todo o período de adaptação e já estamos em regime, falo de uma corrida de 5km a uma velocidade entre 8 a 10km/h (ou pace entre 7:30 a 6:00min)
Intensidade
A intensidade dos treinos esta totalmente ligada ao porte e a raça. De maneira geral, o ato de caminhar dos cães não se transforma em atividade física. Eles podem caminhar enormes distâncias sem se cansarem. Eu caminhando (o ser humano caminha entre 4-5km/h) junto com as minhas ovelheiras, elas sequer vão cansar!
Neste porte, eles precisam de uma velocidade a partir de 8km/h para que possam ter benefícios. O meu trotinho será uma caminhada rápida para elas. Perceberam a semelhança com os humanos? Precisamos de uma caminha rápida para termos benefícios, acelerar o batimento cardíaco, suar e repor o líquidos e sais perdidos.
Duração
A duração da atividade física se relaciona com a intensidade. Uma atividade de intensidade alta deve ter uma duração curta, enquanto uma mais leve pode ser mais longa.

O importante é observar o nível de cansaço do cão! Claro que ele vai mudar ao longo do treinamento, mas quando a boca estiver super aberta a lingua toda para fora, de lado… é um sinal super claro que o cão já está no seu limite!!! hora de parar e descansar.
Meus treinos serão de 30 a 35min, aumentando a intensidade (mais abaixo montarei uma planilha de treino).
Coxins
Já pensou em correr 5km descalço na rua/asfalto as 10h00 da manhã? Difícil né! Então vamos cuidar das patas dos nossos amigos peludos. O asfalto é muito quente e abrasivo, vai machucar os coxins (as almofadinhas das patas). Idealmente procurar terrenos melhores para eles como grama e areia, ou em última instância, usar a calçada que é bem menos quente que o asfalto.
Em Campinas, temos uma ótima pista de terra na Praça da Paz – Unicamp, com subidas e descidas!
Se quiser investir um pouco, que tal uns sapatinhos de corrida para o cão? Pode procurar que tem sim, e até específico para corrida!!

Planilha de treino
Aprendi na palestra que podemos iniciar os treinos usando um 1km a 8km/h (sem esquecer de uma aquecimento de uns 5 a 10 minutos, caminhando ou brincando), cerca de 4x por semana. Aumentar de 5 a 15% a distância, de tal forma que após 5 a 6 semanas aumentamos 1km. Vou seguir essa métrica ate chegar aos 5km.
Se ficarmos sem treinar seguiremos a mesma métrica, ou seja, diminuir de 5 a 15% da distância para cada semana perdida.
Comecei os treinos com a Gaia e testei várias coleiras e guias… a que ficou melhor foi uma peiteira e uma guia um pouco mais longa!
CurtirCurtir