O ciclo hormonal das cadelas é bem diferente dos seres humanos. São quatro fases com duração total de 6 a 7 meses. Mas meu intuito aqui não é falar como funciona esse ciclo, mas sim tirar algumas dúvidas para os marinheiros de primeira viagem!
O primeiro cio de uma cadela está relacionado ao crescimento e desenvolvimento do organismo, portanto o “quando ele vem” varia bastante em relação a raças diferentes e/ou ao tamanho e não segue a duração do ciclo.
Em linhas gerais, cadelas menores tem o primeiro cio mais cedo enquanto nos ovelheiros mais tarde, entre 9 ate 13 meses de idade!!
Portanto não se assuste se sua cadela demorar para entrar no cio, mas, se demorar demais, procure um médico veterinário!
A duração e a quantidade de sangue também varia de cadela para cadela, mas em geral vai durar entre 14 a 21 dias, podendo ter bastante fluxo (sangue) ou menos. Geralmente, no início temos um fluxo maior que vai diminuindo até cessar.
Mas como saber que o cio está chegando?
Durante o pré e pós cio a cadela pode experimentar alterações de comportamento (agressividade, carência e mudanças no apetite, para mais ou menos). No pré vamos perceber um aumento da vagina da cadela e a lambeção, que começa antes mesmo do sangue aparecer. Junto com o calendário, podemos saber com antecedência esses períodos.
Com o fim do “cio” a vagina da cadela diminui, mas não é de um dia para o outro! Pode levar algumas semanas!
A Gaia, por exemplo, tem um ciclo de 7 meses e duração bem ali nos 15 dias.
Cuidados antes, durante e depois do cio
Durante o cio, se não for o desejo cruzar, evitar o contato com o machos, especialmente durante a fase fértil, que normalmente ocorre entre o 7º e 10° dia do início do sangramento mas, mesmo tendo esta “regrinha” a fase fértil muda muito de cadela para cadela, de cio para cio!! Portanto, seja rígido durante todo o cio.
A cadela, normalmente, não deixa o cachorro montar nem antes e nem depois da fase fértil, podendo até sair uma briga! Por vezes, nem mesmo na fase fértil! Mas, melhor evitar durante todo o período e evitar uma ninhada surpresa!
Aos Ovelheiros de companhia, nada de passeio na rua!! Os cães sentem o cheiro a grandes distâncias!!! É difícil mas necessário!!
Abaixo alguns sintomas que não são comuns e demandam uma consulta ao veterinário! Não perca tempo e procure seu veterinário, de repente pode ser uma piometra (lá embaixo explico o que é isso!).
É comum a lambedura durante o cio, a cadela faz isso para se limpar mas, fique atento pois se a lambedura for em excesso pode indicar algum problema. Normalmente ela vai lamber somente a vagina, se perceber que ela começa a lamber também o bumbum e as patas traseiras, pode ter algo de errado. Tenha em mente que esse excesso é continuo por dias e não apenas um momento para indicar um possível problema.
Sangramentos ou corrimentos fora do do cio também preocupam e demanda um consulta ao veterinário! Se acontece antes do cio, pode ser uma cistite ou vaginite que requer tratamento com remédios. O cheiro também pode ser um sinal ruim quando ele é forte. Normalmente vem acompanhado de corrimento e/ou presença de sangue junto com o xixi. Por isso é importante termos noção de quando é o próximo cio (aproximadamente pelo menos).
Já no pós cio, pode acontecer a tal da piometra, que é um infecção bacteriana muito séria e agressiva que ataca o aparelho reprodutor, acumulando pus dentro do útero. É extremamente comum que ela aconteça após o cio, de 30 a 60 dias. Portanto, fique atento!
São dois tipos: a aberta e a fechada, fazendo referência ao colo do útero, se ele esta aberto ou fechado.
Se estiver aberto um pus amarelado vaza, suja bastante as perninhas, o cheiro é forte e ruim, e a cadela vai se lamber muito! facilita bastante a identificação.
Já a piometra fechada, o pus não vaza e fica concentrado dentro do útero, tornando a doença mais grave e de difícil percepção dos sintomas. Mas será possível perceber outros sinais, como: vomito, diarréia, falta de apetite e ela ficará muito amoada/deitada.
Nesse caso levar imediatamente ao médico veterinário para realizar os exames necessários para realmente de fechar o diagnóstico e iniciar o tratamento o mais rápido possível! O tratamento vai depender muito da gravidade da infecção, indo de remédios a cirurgia para remoção do útero.
Importante: não é uma doença contagiosa! não afeta humanos… mas é considerada emergencial!
Amigos, o intuito deste post é apenas sensibilizar a necessidade de conhecer o ciclo do cio da sua cadela e ficar atentos a alterações e sintomas diferentes do comum, que você tutor, esta acostumado a ver.
Este post foi escrito em parceria com o meu amigo e médico veterinário Conrado Prince. Ele cuida das nossas meninas há mais de 10 anos, e se alguém quiser tirar alguma dúvida com ele, é só chamar ele no Instagram.